Corais no Relicário - Coro de Câmara
- Sebastião G. Feitosa
- 3 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de set.
No início de agosto/25 demos os primeiros passos na busca de criar um Coral Madrigal comunitário aqui em Joinville. Ainda estamos no início do cultivo dessa ideia que já tem alguns adeptos e simpatizantes. Em breve vão germinar os primeiros sons. O nome "Madrigal" refere-se a uma forma de composição que originou-se no século XIV, num movimento criador que fez a Itália despontar na Europa como um centro de cultura musical. Madrigal estava associado a canções na língua materna, cujas letras eram poesias exaltando o amor romântico, a natureza e as lendas.
Fruto de uma nova parceria cultural, dando continuidade ao nosso projeto de semear corais, agora em setembro/25 estamos abrindo inscrições para um Coro de Câmara, focado em um repertório misto de diferentes períodos históricos. Os ensaios serão realizados uma vez por semana, na Vila Escola Relicário, no bairro Costa e Silva. Para definição do dia da semana e horário dos ensaios estamos fazendo uma enquete entre os interessados em participar do coral. Clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição.
Você sabia que a música coral verdadeiramente polifônica só apareceu no mundo no finalzinho do século IX?
Antes disso cantar em grupo ficava limitado a todas as pessoas cantando a mesma melodia e do mesmo jeito, como no canto gregoriano, por exemplo. A partir do surgimento do contraponto a arte da música coral se expandiu.
Passados quase 12 séculos do início da polifonia, hoje podemos desfrutar de um repertório gigantesco, com obras de diferentes autores e estilos, em vários idiomas e para serem cantadas com ou sem acompanhamento de instrumentos. Podemos desfrutar desse patrimônio ouvindo e vendo gravações, mas também cantando e realizando essa música.
Vem cantar com a gente! Clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição.


Comentários